1 - Na figura abaixo, a massa do corpo A vale __kg e a massa do corpo B vale __kg. Considere os atritos desprezíveis, o fio e a roldana ideais e g = 10m/s2. Qual o valor do coeficiente de atrito cinético para que o sistema se movimente com velocidade constante?




2 - Um bloco de massa m = __kg está em uma superfície horizontal e é puxado para cima e para frente, com força F. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície é de __. A força F faz um ângulo θ de __o com a horizontal.

Considere:
g = 10m/s2
sen(__o) = __
cos(__o) = __



Qual o maior valor de F para que o bloco não se mova?

3 - Na figura, representa-se um caminhão inicialmente em repouso sobre uma pista horizontal. Na sua carroceria, apoia-se um bloco de massa M = __kg. Sendo μ = __ o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a carroceria, e g = 10m/s2, qual o maior valor de aceleração o caminhão pode atingir sem que o bloco escorregue?




4 - Uma caixa de fósforos é lançada sobre uma mesa horizontal com velocidade de __m/s, parando após percorrer uma distância ΔS de __m. No local do experimento, a resistência do ar é desprezível. Adotando g = 10m/s2, determine o coeficiente de atrito cinético entre a caixa e a mesa.




5 (adaptado de UFRN)- Os Objetos A e B têm massas __kg e __kg respectivamente. B está simplesmente encostado na parede de A, e o coeficiente de atrito estático entre A e B é de __. Não existe atrito entre A e o chão. Uma força F é aplicada em A, fazendo o conjunto se movimentar, como mostra a figura.



Qual a menor valor da força F para que o bloco B não deslize para baixo?



Gabarito:

Questão 1: __

Questão 2: __N

Questão 3: __m/s2

Questão 4: __

Questão 5: __N